Tratamento Acne

A Acne

Uma das mais frequentes doenças da pele. As lesões surgem na puberdade, em quase todas as pessoas de ambos os sexos e, na maioria dos casos, torna-se menos ativa no final da adolescência.

A intensidade e duração das lesões provocadas pela acne são variáveis, de um grau leve até alterações desfigurantes.

As formas mais severas são mais frequentes em homens, enquanto que na mulher, a acne tende a ser mais persistente, há períodos de exacerbação que antecedem a menstruação, os quais se repetem até a menopausa.

A acne pode alterar significativamente  qualidade de vida e desencadear ou agravar problemas emocionais importantes.

Apesar de na maioria dos casos ser uma doença auto-limitada, seu tratamento não deve ser negligenciado, pois a falta de cuidado adequado pode levar a cicatrizes inestéticas permanentes.

Tratamento

O paciente deve ter acompanhamento médico, pois é necessário a prescrição médica para uso de antibióticos tópicos e orais, além de fórmulas manipuladas de substâncias específicas.

O tratamento para acne mais eficaz atualmente se baseia no uso da isotretinoína oral (Roacutan®) – que é definitivo para as lesões evitando as recidivas frequentes. O paciente precisa de acompanhamento detalhado e controle de exames laboratoriais, pois nem todo indivíduo tolera o medicamento – podendo apresentar efeitos colaterais, como náuseas, ressecamento de mucosas, aumento do colesterol dentre outros.

O médico pode ainda prescrever fórmulas com antibióticos e secativos para o controle das lesões.

Há, também, os peelings químicos que ajudam tanto na remoção das lesões quanto das manchas.

Os mais usados são o peeling de ácido salicílico e de ácido retinóico.

A luz pulsada é uma tecnologia que veio agregar melhores resultados no controle e tratamento da acne. Ela ajuda a eliminar a bactéria causadora da acne, a secar as lesões ativas e, ainda, contribui para a remoção das manchas.

Deve-se evitar a extração manual dos cravos e espinhas para evitar o aparecimento de manchas e cicatrizes.

A limpeza de pele é realizada por profissional experiente, usando substâncias emolientes e vapor de ozônio (para facilitar a extração) evitando assim manchas e cicatrizes.

Agendamento