Mentoplastia – Plastica de Queixo

A Mentoplastia

Procedimento cirúrgico realizado para remodelar o queixo.

Utiliza implantes (aumento) ou o próprio osso, por intermédio de incisões ósseas que podem avançar ou recuar o mento. É comum o cirurgião plástico recomendar a cirurgia do queixo juntamente com a cirurgia do nariz ou o lifting facial, de modo a atingir proporções faciais equilibradas − isto se dá em virtude do tamanho do queixo poder vir a aumentar ou diminuir a percepção do tamanho do nariz, bem como influenciar no contorno entre o pescoço e o queixo.

Indicação

Pessoas que possuem uma harmonia inadequada entre o mento (queixo) e demais estruturas da face.

A mentoplastia é, também, indicada para alterações verticais (queixo curto ou alongado) e/ou horizontais (queixo com pouca ou excesso de projeção no perfil).

Realização da Cirurgia

A Mentoplastia pode ser realizada através da inclusão de uma prótese (para aumentar a projeção do queixo no perfil) ou através de cortes (incisões) no osso da mandíbula, seguidos de reposicionamento do osso do queixo e fixação na posição desejada. Para a utilização de implantes, geralmente é necessária a utilização de uma incisão abaixo do queixo que, apesar de cicatrizar bem em sua maioria, deixa cicatriz. Já para a mentoplastia através de incisão e reposicionamento ósseo direto, normalmente utiliza-se uma incisão por dentro da boca, não deixando cicatrizes externas visíveis.

Prótese ou Reposicionamento Ósseo?

Ambas as técnicas são rápidas e com potencial de ótimos resultados. O reposicionamento ósseo permite uma maior versatilidade em relação ao uso de implantes, pois permite alterar a posição do queixo em todas as direções, ou seja, permite encurtar, alongar, projetar (no perfil) ou recuar (no perfil) o queixo. Apesar de necessitar de uma incisão no osso e fixação com placa e parafusos, a cirurgia de reposicionamento ósseo permite uma recuperação rápida e não costuma gerar dor excessiva.

O custo de ambas é semelhantes, uma vez que uma exige a utilização de implante de Polietileno Poroso (Porex) e a outra utiliza placa e parafusos de titânio.

Anestesia

Costuma-se utilizar a anestesia geral.

No caso de implantes, pode-se avaliar a possibilidade de anestesia local e sedação.

Resultados

Apesar de um inchaço inicial, os resultados da mentoplastia podem ser vistos imediatamente. Quando bem indicada, a cirurgia oferece um impacto notável na harmonia facial, às vezes de forma inesperada pelo paciente.

Muitas pessoas não entendem (nem acreditam, antes de ver os resultados) que uma alteração de milímetros na posição do queixo pode causar um impacto tão grande no contorno facial.

O inchaço tende a diminuir bastante após o primeiro mês, quando o resultado da cirurgia passa a ser mais natural.

Agendamento